Usar a faixa compressiva no pós-operatório é importante?

Mais de 50% do sucesso de uma cirurgia plástica está na fase pós-operatória, sendo muito importante a cirurgia ser feita corretamente para o que o bem-estar e conforto do paciente sejam prevalentes nessa importante fase. Porém, esse sucesso depende do paciente, que precisa seguir os passos indicados pelo médico.

O uso da faixa compressiva é o principal cuidado prescrito pelos médicos após os variados tipos de cirurgia plástica, inclusive a de ginecomastia. Ela é responsável por auxiliar na cicatrização, além de impedir o acúmulo de líquidos.

Faixa Compressiva: utilidades

A Faixa Compressiva é uma roupa que fornece uma pressão constante em toda a região que foi feita a cirurgia plástica, diminuindo a retenção de líquido que se acumula por conta do procedimento.

A recomendação é de que o paciente utilize a faixa o dia inteiro, retirando-a apenas para tomar banho e para lavá-la. Sendo assim, é essencial que ela seja confortável, como se fosse uma segunda pele para o paciente. Se a malha machucar a região afetada, o paciente deverá trocá-la imediatamente e avisar o médico.

Uma forte aliada no pós operatório

A malha cirúrgica é muito utilizada no pós-operatório, pois tem o poder de moldar a pele às novas medidas da região e juntar tecidos que sofreram transformações no procedimento de maneira sutil.

Esse material exerce um tipo de drenagem linfática natural que comprime o espaço intercelular e, com isso, ajuda na eliminação do líquido presente no sistema linfático e no plasma sanguíneo. Deste modo, a faixa ajuda a diminuir o inchaço e os edemas comuns que ocorrem no pós-operatório.

Mas uma das principais funções da faixa cirúrgica é auxiliar na cicatrização. Como ela ajuda na eliminação do excesso de líquido acumulado entre as células, elas ficam mais próximas, o que contribui para uma cicatrização mais uniforme.

Como usar a faixa cirúrgica?

O uso da faixa começa assim que a cirurgia termina. O cirurgião plástico é o único que pode escolher o tamanho ideal para que a malha cirúrgica, comprima a pele do paciente sem impedir a circulação sanguínea. A duração do uso também depende da cirurgia mas a média é que o uso seja de um mês utilizando o tempo inteiro. Durante esse período, pode ser que o produto perca sua elasticidade, tendo que ser substituída pelo fabricante.

Conte com o Dr. Wendell Uguetto

Com o Dr. Wendell Uguetto, você vai receber todo o atendimento necessário para cuidar da sua Ginecomastia. Além disso, através de um exame completo e detalhado, prescrição médica do tratamento e acompanhamento mensal e completo.

Faça já sua avaliação com o Dr. Wendell Uguetto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *