Tubos de aço quadrados e o Metalon: Saiba a diferença

A tecnologia vem avançando em todos os segmentos, inclusive com tubos de aço quadrados. Em áreas como engenharia e infraestrutura não imaginamos como os resultados obtidos por meio de novas técnicas estão ajudando profissionais a realizarem obras de forma mais rápida e segura.

Conhecer o material é tão importante quanto saber qual método será empregado na realização do projeto. Metalon ou ferro, plástico ou resina, concreto ou cimento, todos esses produtos e suas especificações devem ser conhecidas para que o resultado fique alinhado com o que foi planejado, principalmente quando em se tratando da infraestrutura, etapa que demanda cuidados com a segurança e orçamento do projeto.

Veja as principais características dos tubos de aço quadrados e Metalon

Um dos materiais básicos de qualquer estrutura são tubos e barras metálicas de diferentes modelos podem ser aplicados em muitas áreas e para diversas funções. Alguns desses tipos foram generalizados pelo público como é o caso do Metalon e dos tubos quadrados de aço, que são parecidos, mas possuem algumas diferenças.

Saiba a diferença entre o Metalon e os tubos de aço quadrados
Saiba a diferença entre o Metalon e os tubos de aço quadrados

Veja as especificações de cada um:

Metalon

São tubos de aço carbono que podem ser quadrados ou retangulares. São costurados, ou seja, foram feitos a partir de uma chapa que sofreu dobras e foi emendada por solda.

Como são produzidos por chapas de aço, podem ser vendidos com diversas espessuras que variam de 0,75 mm a 3,00 mm sempre em barras de 6000 mm de comprimento (6 metros). Essa variedade da parede do tubo ajuda a escolher a melhor medida para o projeto. Podem ser galvanizados, conferindo uma proteção contra corrosão.

Tubos de aço quadrados

Todas as normas mencionadas no Metalon se aplicam ao tubo quadrado, com exceções do formato (neste caso estritamente quadrado) e em sua constituição. O tubo quadrado pode ser com costura ou sem costura. Este último é quando o tubo é feito de um cilindro sofrendo ação de calor extremo para ficar oco e poder ser moldado no formato quadrado.

Devido à sua produção mais complexa, são mais caros e difíceis de encontrar no mercado, porém, são perfeitos para utilização em locais que sofrerão alta pressão e mudanças extremas de temperatura.

Diferentes utilidades dentro da construção civil

A construção civil é o segmento que utiliza constantemente o Metalon e o tubo quadrado, principalmente na infraestrutura das construções. Neste momento, saber qual espessura da parede do tubo será utilizado é importante para a segurança da obra.

Nem sempre a escolha do material mais grosso será a decisão mais acertada, levando em consideração o custo que um grande número de peças pode causar na obra.

Para a utilização em áreas externas, como na produção de portões e janelas, por exemplo, a escolha do tubo galvanizado é um investimento que vale à pena, tendo em vista que estarão sofrendo ação constante do sol e da chuva.

É importante ressaltar que matérias que receberam ação de altas temperaturas como solda ou maçarico devem receber a aplicação de um anticorrosivo como zarcão para uma proteção extra.

Esse material ganhou grande espaço na construção civil muito pela sua versatilidade e aplicação em setores da infraestrutura e acabamento da obra. Outra vantagem que pode facilitar a escolha do Metalon é a sua facilidade na limpeza e na renovação da pintura. Confira mais benefícios:

  • Baixo custo
  • Durabilidade
  • Versatilidade
  • Manutenção

Os tubos de aço com qualidade, tubos com costura e garantia é na Tubos
Oliveira . Acesse o site, conheça mais e faça o seu orçamento.

Fonte (com adaptações): https://www.folhageral.com/dicas/2017/10/saiba-diferenca-entre-o-metalon-e-o-tubo-quadrado-de-aco/#axzz5bvadKclN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *