Tubos de aço x canos: quais são as principais diferenças?

Você sabe a diferença entre um tubo de aço e um cano? Ambos são ferramentas que entram no mesmo conceito de cilíndrico oco. Independentemente de quão semelhantes eles aparecem, o tubo e o cano têm características diferentes.

Dessa forma, a Tubos Oliveira, empresa referência na venda de tubo de aço no Brasil, fez um comparativo entre os dois materiais. Confira!

Tubos de aço ou canos?

Tubos de aço x Canos: quais são as principais diferenças?

Tubos de aço x Canos: quais são as principais diferenças?

Diâmetro

Ao determinar o tamanho real, tubos e canos são medidos de forma diferente.

Um tubo é medido com a ajuda do diâmetro externo exato com um intervalo definido de espessura de parede. A espessura da parede é vital, pois a força do tubo depende dela.

Por outro lado, medimos um cano usando um diâmetro externo nominal. A propriedade mais importante é a capacidade ou a dimensão interna.

Os canos acomodam aplicações maiores. Por outro lado, os tubos geralmente são usados ​​em aplicações que exigem diâmetros menores.

Estrutura

A estrutura de um tubo não precisa ser redonda sempre. Pode ser quadrada ou retangular também. Eles geralmente são soldados.

O cano, por outro lado, é sempre redondo e rígido. Não pode ser moldado facilmente sem o uso de um equipamento especial. Tubos são geralmente sem costura e pressão nominal para evitar vazamentos, pois eles geralmente carregam líquidos ou gases.

Processo de fabricação dos Tubos de Aço

Os materiais e as técnicas de fabricação de ambos são diferentes.

Os tubos de aço requerem um nível mais alto de processos, testes e inspeção. Como resultado, o período de entrega também é maior. O rendimento dos tubos é menor que o dos canos.

Em vez disso, o processo de fabricação de um cano é mais fácil em comparação com os tubos e, mais frequentemente, passa pela produção em massa.

Usos

Os tubos são usados ​​principalmente para o transporte de fluidos e gases, como água, óleo, gás, propano, etc. Portanto, o diâmetro externo e interno é a principal medida e a classificação de pressão é importante.

Ao contrário, o principal uso para canos são para fins estruturais, como andaimes. Eles costumam ser usados ​​em situações que exigem diâmetros externos precisos. Portanto, o diâmetro externo é vital, pois indica quanto o material pode suportar.

Mas onde encontrar tubos de aço de qualidade?

Independentemente do seu projeto, é fundamental contar com materiais de qualidade. Por isso, aposte em uma empresa que é referência na comercialização de tubos de aço e que possui uma equipe altamente capacitada.

A Tubos Oliveira está no mercado de aço desde 1987, oferecendo produtos de qualidade juntamente com uma serviço diferenciado. Entre em contato e faça seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *