A tecnologia a favor do tratamento para depressão

Considerado a doença do século XXI, a depressão tem sido motivo de preocupação entre os órgãos de saúde no mundo. Além disso, especialistas ainda buscam as melhores opções para tratamento de depressão.Mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. A previsão do próprio órgão é que até 2020, a doença seja o principal motivo para afastamentos profissionais.

Enquanto este assunto anda a passos, muitas vezes, insuficientes para atender a demanda atual, novos métodos têm sido pensados e executados para ajudar os pacientes, de forma que recuperem a autoestima e a vontade de viver e praticar suas atividades rotineiras.

Tecnologia a favor do combate a Depressão

Aliado ao tratamento medicamentoso e terapêutico, algumas iniciativas têm sido usadas para melhorar o quadro dos pacientes, a saber:

  • Aplicativo Quanta Ansiedade: É possível gravar vídeos e realizar anotações diárias sobre o tratamento, suas dificuldades, lutas e conversar com outras pessoas que estejam nesta situação e lidar melhor com quadros depressivos e de ansiedade. Gratuito;
  • Cogni: Aplicativo gratuito onde o paciente pode fazer relatos pessoais dentro do app e que podem ser compartilhados posteriormente com o terapeuta, ou o psicólogo, além de ferramentas para regulação do humor.
  • Diário do Controle de Humor: Elabora um diário privado sem que seja necessário digitar uma linha. Com o aplicativo, as oscilações de humor e as atividades diárias são registradas.

Aplicado também para o tratamento da depressão, a estimulação magnética transcraniana tem sido de importância valia para os pacientes. No método, é utilizado um capacete e colocado na cabeça da pessoa.

Neste equipamento, são aplicados pulsos eletromagnéticos para atuar no cérebro de maneira focalizada. Ou seja, é criado um campo magnético que irá para uma região cerebral específica e que estimula a atividade da região. Este processo ajuda muito o indivíduo a manter o cérebro trabalhando constantemente, evitando a apatia e desânimo com a vida. O método é considerado super eficiente e muito utilizado no tratamento.

O que temos visto é o apoio da tecnologia a favor do combate da depressão. Os aplicativos e a estimulação magnética transcraniana são fundamentais para auxiliar o paciente a controlar os sintomas. Além disso, auxilia ao médico especialista na duração do tratamento.

Faça seu tratamento contra a depressão com o IMPI

Procure o seu médico e consulte sobre a utilização dos métodos tecnológicos para acompanhamento do seu tratamento e posteriores definições. Se ainda você não procurou tratamento médico, o IMPI pode te ajudar.

Nosso instituto tem uma rede de especialistas preparados para lhe receber e prestar o melhor atendimento. Portanto, agende já sua consulta e recupere a qualidade de vida com o apoio dos profissionais do IMPI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *