Saiba qual piso de madeira escolher

Uma sala de estar com piso de madeira, por exemplo, é muito mais convidativa e acolhedora do que outras com piso frio. Mas antes de escolhe o tipo de madeira, desenhos e tamanhos para o seu piso, é importante decidir entre as diferentes possibilidades, e por isso, hoje te perguntamos: tábua corrida, piso de taco ou piso parquet?

A madeira é um material utilizado na arquitetura há muitos anos, tanto para a decoração de interiores quanto para a estruturação de obras.

Por ser um elemento bastante flexível, sua aplicação pode ser feita, literalmente, em qualquer lugar, desde os quartos até os banheiros. Não importa o estilo da sua casa, a madeira é sempre uma das melhores opções disponíveis.

Por ser um elemento naturalmente atraente, geralmente é utilizado para conformar uma atmosfera cálida e aconchegante. Além disso, ainda confere um ar elegante aos ambientes.

Veja como os nossos arquitetos estão utilizando esses pisos para criar ambientes maravilhosos e conheça mais sobre cada um deles.

 

O que é parquet e qual a diferença para o piso de taco?

Para começar, é importante entender as diferenças entre os três pisos de madeira. Enquanto as tábuas corridas são bastante simples de reconhecer, os piso de parquet e o piso de taco de madeira geram muitas dúvidas. No entanto, há algumas diferenças entre ambos e você vai conferir a seguir e, depois de saber, nunca mais vai confundir.

O parquet é utilizado há muitos anos para revestir pisos de residências, pois a partir de suas peças é possível criar desenhos variados e sofisticados. O piso parquet é feito de madeira nobre e maciça, e existe a confusão entre essa opção e o piso de taco, pois os tipos de placas de madeira utilizados para fazer os dois são os mesmos.

Entretanto, enquanto para fazer o piso de taco são colocadas as peças uma a uma, a estrutura do piso de parquet é diferente. São reunidas várias peças de taco para formar uma peça maior de parquet. Como resultado, a instalação é mais prática, rápida e há maior custo-benefício para o seu bolso.

 

Diferenças pontuais entre um e outro

Existe uma outra diferença pontual entre os dois tipos de pisos. Enquanto o taco pode ser instalado em diferentes posições, formando desenhos variados, o parquet deve ser instalado em formato de damas, colocando cada placa em sentido oposto.

Quer dizer que uma placa é colocada na vertical, e ao lado outra na horizontal, e assim por diante. Como elas possuem as mesmas dimensões, cria-se o efeito de um tabuleiro de damas no piso.

As medidas das placas de piso de taco podem variar entre 7x14cm ou 10x40cm. O piso de parquet chega à obra em placas de 24x24cm ou 48x48cm, nas quais cada uma de suas peças internas são posicionadas alternadamente no sentido horizontal e vertical. O parquet liso constitui-se de apenas um tipo de madeira, enquanto o parquet desenhado utiliza-se de dois ou mais.

 

O que é piso de madeira de tábua corrida?

Mesmo sendo tão tradicional, não custa especificar o que é o piso de tábua corrida, para que não lhe restem dúvidas. Também conhecido como assoalho, ou com variação gramatical chamado de soalho, as tábuas de madeira são organizadas no piso paralelas umas às outras.

Hoje em dia, para garantir maior firmeza à instalação, as tábuas são encaixadas umas às outras, enquanto antigamente eram apenas pregadas, podendo ficar pequenos espacinhos de distância entre elas.

Tamanhos, modelos e espessuras podem variar de acordo com o desenho solicitado no projeto, variando também conforme o tipo de madeira que será utilizada. Falando nisso, entre os tipos de madeira mais comuns para piso de tábua corrida são angico, ipê, jatobá, sucupira, marfim, Muiracatiara, cumaru, amêndola e Cabreúva. Pode-se também utilizar madeira de demolição.

 

Como é feita a aplicação de cada piso de madeira?

No caso dos pisos de taco e de parquet, há uma vantagem com relação ao assoalho. Eles não necessitam de caibro, vigas e outras peças necessárias para fixar no contrapiso onde as tábuas serão pregadas ou parafusadas. Esse é um dos fatores que faz o piso de taco e o de parquet serem mais práticos e de instalação mais rápida.

Entretanto, como o contrapiso será o espelho do piso, vai precisar ser nivelado e aguardar o tempo de cura do cimento. Depois, com o cimento seco e bem limpo, é feita a instalação dos tacos ou das placas de parquet sobre ele, utilizando cola PVA. Como sua fabricação não inclui o verniz das peças, as mesmas devem ser lixadas e tratadas.

Já no caso de piso de tábua corrida, a instalação é feita no tipo flutuante, em que primeiro são colocadas estruturas com caibros e ripas para que depois as tábuas sejam parafusadas por cima.

Para garantir uma boa instalação, pesquise por um instalador de pisos profissional e qualificado para assoalhos. Assim, ele terá os cuidados necessários para que não haja frestas entre as tábuas. Outro ponto essencial é escolher madeira de boa qualidade para evitar o empenamento.

 

Investimento para piso de madeira de taco, parquet ou assoalho

 

Saiba qual piso de madeira escolher

Saiba qual piso de madeira escolher

 

Os custos para a compra de piso de madeira maciça são relativamente altos, dependendo de onde vem a madeira que vai comprar. Isso porque a madeira maciça é uma matéria-prima natural e nobre.

A melhor forma de saber qual a opção ideal é tirando as medidas dos ambientes que pretende utilizar o piso de madeira e pesquisando nas lojas próximas para fazer a comparação entre os três. Mas como a instalação do taco e do parquet é mais simples, é possível que eles saiam mais em conta do que o piso de tábua corrida.

Outra opção seria obter um efeito de madeira maciça utilizando o piso laminado, que é feito com lâmina de madeira apenas. Ou ainda, o piso vinílico que é ainda melhor do que o laminado no sentido de proteção termo acústica. São muito práticos para instalar e podem ser a opção ideal para ter um efeito acolhedor no ambiente, gastando menos.

 

Fonte (com adaptações): https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4262489/tabua-corrida-taco-ou-parquet-saiba-qual-piso-de-madeira-escolher

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *