Piso de madeira garante elegância e aconchego à decoração

Um projeto de decoração envolve todos os detalhes e cada um deles deve ser pensado para criar harmonia ao ambiente. Do piso de madeira ao teto, é possível pensar em soluções para ter uma decoração que agrade a todos os moradores.

Mesmo o que parece simples e óbvio pode fazer toda a diferença no resultado final. O piso é capaz de transformar o ambiente, a depender da escolha feita, e são muitas as opções, entre materiais, texturas e cores.

O piso de madeira é um bom exemplo do que costuma ser uma boa solução para quem busca mais elegância e conforto à decoração. E a variedade é grande, portanto, saiba como escolher o piso de madeira ideal e quais os cuidados necessários.

A madeira é um material nobre, bastante usado na antiguidade e que volta com toda força para o uso em pisos atualmente.

“Ela é um recurso natural que deve ser bem aproveitado, beneficiado e trabalhado com bom trato. Utilizado de forma artesanal ou processada industrialmente, possui características fantásticas que podem ser aplicadas em praticamente todas as etapas da construção civil. E quando é usado no piso não é diferente”, afirma o arquiteto Felipe Silveira, do escritório Mucam Arquitetura.

 

Variações do piso de madeira

Existe uma imensa variedade de cores, de densidade e de resistência da madeira e o próprio material pode desenvolver diversas funções simultaneamente.

Segundo Felipe, o piso de madeira confere conforto térmico e acústico e ele proporciona diversas possibilidades plásticas visuais também. “As peças são feitas para serem encaixadas e combinadas entre si, facilitando a logística de transporte e montagem, e criando um amplo universo para desenhos e molduras na composição dos ambientes”, explica.

Além disso, o material abre um vasto leque de forma de uso. “Em contraste ou em concordância com as paletas de cores locais, harmonizando um conjunto ou em destaque no projeto, o madeiramento segue as mesmas regras de composição e tem fácil inserção na criação dos espaços”, acrescenta.

 

Tipos de piso de madeira

 

Piso de madeira garante elegância e aconchego à decoração

Piso de madeira garante elegância e aconchego à decoração

 

São muitas as opções de escolha de piso de madeira. Alguns podem pesar mais no orçamento do que outros, mas também pesa, em contraponto, a questão da durabilidade.

O arquiteto explica que os tipos de pisos de madeiras mais utilizados atualmente são os laminados (flutuantes) e os convencionais em madeira maciça natural.

“Sendo que os primeiros apresentam características semelhantes aos naturais, mas são feitos de aglomerados e resinas industrializados, têm um custo menor e uma instalação mais simples, embora a durabilidade seja bem menor também. Já os pisos maciços, como assoalhos e tacos, têm uma implantação mais trabalhosa, com uma vida útil bem maior, além de aceitarem bem revitalizações sucessivas na manutenção. Sendo assim, o investimento sempre compensa porque acaba gerando uma boa economia”, ressalta.

As possibilidades de uso da madeira no piso são muitas e elas podem influenciar no resultado final do ambiente. Fato é que o formato dos cômodos e sua extensão influenciam diretamente nos desenhos e combinações de tons.

 

Ambientes ideais para o piso de madeira

O piso de madeira cai bem em qualquer ambiente, seja interno, externo, seco ou molhado. Porém, o que determina este uso é a forma de aplicação, os tratamentos e a manutenção ao material aplicado.

E, em alguns ambientes, o cuidado precisa ser redobrado para garantir uma maior durabilidade. “Devemos considerar cuidados na escolha do material, alguns detalhes na instalação e ainda uma correta manutenção para que a madeira tenha uma grande vida útil. As infiltrações no solo, a umidade no contra piso, o corte e secagem da madeira fora do padrão ou contato direto com água e incidência solar são fatores que podem prejudicar pisos internos de madeira”, ressalta Felipe.

Os pisos externos, como varandas, terraços e decks, também devem ter cuidados em relação à manutenção. “Eles devem receber tratamentos específicos de revestimentos impregnantes e/ou vernizes impermeabilizantes.

A manutenção e limpeza devem ser constantes, sem agentes abrasivos e, sim, com vassouras e panos úmidos apenas. Ceras e polidores são bem-vindos e recomendados de acordo com os fabricantes”, esclarece.

Portanto, tomando alguns cuidados na escolha e manutenção, a madeira é bastante recomendada para ser usada em pisos, garantindo um resultado mais requintado, natural e aconchegante.

“Mais escura ou mais clara, em tons de vermelho, marrom ou amarelo, a madeira é uma ótima pedida em qualquer ambiente. Considere o local, a umidade, ventilação e a manutenção prevista, a iluminação e seu orçamento. Aproveite as características clássicas aconchegantes e elegantes, ouse com novas formas e usos. Abuse da praticidade e beleza natural da madeira”, conclui Felipe.

 

Fonte (com adaptações): https://revista.zapimoveis.com.br/piso-de-madeira-garante-elegancia-e-aconchego-decoracao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *