Os seus paletes de madeira reaproveitados são tóxicos?

Nós amamos projetos de redirecionamento. É por isso que ficamos bastante deprimidos ao descobrir que todos esses projetos inspirados de paletes de madeira reaproveitados que vimos que os do-it-yourself criativos exibindo em toda a web podem não ser tão bacanas afinal.

Essas cabeceiras inteligentes, mesas, berços, estantes de livros e mesas de café feitas de paletes de madeira podem estar liberando produtos químicos e pesticidas no ar da sua casa. Eles podem até ser lar de mofo e insetos.

Nós sabemos. Dói nossos corações reaproveitados também. Afinal, a reutilização de paletes de madeira descartadas é muito legal! Eles provavelmente seriam jogados fora de qualquer maneira. Eles parecem puros! Eles são fáceis de encontrar. Eles são grátis! Até apresentamos cinco formas de reutilizar uma palete de madeira e explicamos como fazer crescer um jardim vertical feito de uma palete de madeira reaproveitada aqui na OA.

Vamos deixar para você, inteligentes, conscientes do meio ambiente, faça você mesmo decidir. Paletes de madeira. Material de re-potenciação incrível ou tendência tóxica? Aqui estão alguns pontos a serem considerados.

Como foi tratado?

As regulamentações do USDA exigem que os fabricantes tratem as paletes de madeira antes do envio para evitar a disseminação de patógenos. Eles tratam paletes, fumigando-os com brometo de metila, um pesticida tóxico, ou tratando-os com calor em fornos. Para fins de reutilização, procure por paletes estampadas com um “HT”, o que significa que eles não foram expostos a produtos químicos (pelo menos não no processo de tratamento). Evite paletes não marcadas ou aqueles com “MB” para brometo de metila.

Está tudo bem para comer em cima dele?

Um blogueiro, que iniciou grande parte da controvérsia em torno da reutilização de paletes de madeira, nomeou alguns estudos que envolviam paletes de madeira. Eles vão fazer você repensar aquela mesa de sala de jantar virada de madeira.

Paletes de madeira são uma ótima opção para indústrias e comércio.
Paletes de madeira são uma ótima opção para indústrias e comércio.

Um estudo de 2010 da National Consumers League testou paletes de madeira para patógenos e descobriu que 10% contêm E.coli e 2,9% contêm Listeria. Meio que te dá um susto, hein? Se isso não bastasse, em 2009, a Tylenol lembrou todos os seus comprimidos de Tylenol Arthritis Pain em frascos de 100 contagens devido à contaminação de paletes de madeira usadas para transportar os produtos. Neste caso, a contaminação era de uma substância química chamada 2,4,6-tribromofenol, que é uma quebra de um produto químico usado no tratamento de paletes de madeira.

Onde foi esse palete?

Apesar da pior qualidade da madeira usada para fabricá-los, os paletes são realmente muito caros. Então eles são reutilizados – e frequentemente. Esta reutilização constante expõe as paletes a todos os tipos de substâncias. Pense em insetos, água e excrementos de pássaros. Sem mencionar qualquer produto que possa ter sido transportado naquela palete.

Como material poroso, a madeira pode abrigar insetos e bactérias. Mesmo se o seu palete de madeira for tratado termicamente, pode crescer o molde depois de um dia deixado na chuva. Basta saber que até mesmo um esfoliante com água quente e sabão pode não levar todas as bactérias e insetos para fora.

Tudo é ruim?

Não! Paletes de madeira ainda têm um lugar no mundo da reutilização. Apenas ao ar livre. Por que não usar madeira de sucata para enquadrar um compartimento de compostagem ou outra coisa desagradável em seu quintal? Ou, cercar uma seção do seu quintal usando pedaços de madeira.

Se você for especialmente útil, você pode transformar palete de madeira em persianas decorativas para as janelas de sua casa. Você também pode usar um palete como um jardim vertical, desde que seja puramente decorativo e não para o cultivo de alimentos. Use os inteligentes cérebros do tipo “faça você mesmo” e veja o que você pode fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *