Os prós e contras de balcões de vidro

Balcões de vidro reciclado oferecem um elemento incomum e interessante para sua cozinha. As possibilidades de cor e textura disponíveis com estes contadores são quase infinitas, e eles fornecem uma alternativa ecológica para materiais de bancada na moda, como granito. Mas contadores de vidro reciclado têm desvantagens que devem ser considerados antes de instalar este material em sua cozinha.

Manutenção de Balcões de Vidro

Balcões de vidro reciclado são fáceis de limpar, exigindo apenas sabão e água, mas aqueles que usam aglomerantes à base de cimento devem ser vedados regularmente para proteger o aglutinante de substâncias ácidas, como sucos cítricos e vinagres, que podem gravar a superfície. Porque eles são porosos, os contadores baseados em cimento também irão manchar se não estiverem selados. Os contadores baseados em resina não são porosos e não exigem vedação regular, por isso são mais fáceis de manter. Mas as resinas em balcões de vidro amassado não podem ser polidas com um alto brilho como granito ou tampo de mármore.

Ecologicamente correto

Alguns balcões de vidro reciclado contêm 100% de vidro reciclado, enquanto outros podem conter tanto vidro reciclado quanto vidro novo. Todos os tipos são ecologicamente sustentáveis até certo ponto, pois usam vidro que, de outra forma, seria enviado para um aterro sanitário, mas aglomerantes de cimento e resina impedem que alguns sejam totalmente ecológicos.

Balcão de vidro é uma ótima opção para lojas.

A maioria das resinas são produtos petroquímicos, que geralmente são derivados de um recurso não renovável, embora existam algumas resinas à base de plantas disponíveis. Os ligantes de cimento exigem muito combustível para extrair a matéria-prima para fazer o produto. Mas algumas bancadas de vidro reciclado à base de cimento usam cinzas e escórias, que são subprodutos das indústrias de carvão e minério. Quando usados ​​em bancadas, eles não entram no fluxo de resíduos, o que é benéfico para o meio ambiente, embora as cinzas possam conter metais pesados ​​como mercúrio, arsênico ou chumbo. Contadores de vidro reciclado sólido podem ser os mais ecológicos, porque eles não usam esses ligantes.

Opções de design

Balcões de vidro reciclado são normalmente fabricados usando vidro triturado ou chips de vidro que são mantidos juntos em um aglutinante à base de cimento ou resina ou podem ser um pedaço sólido de vidro. As bancadas que usam vidro lascado ou triturado têm uma aparência distinta que oferece não apenas cores diferentes de vidro, mas também uma profundidade e translucidez que outros materiais, como laminado e granito, não podem oferecer. Dependendo do fabricante, você poderá personalizar o seu balcão. Alguns fabricantes permitem que você escolha o tipo de chips de vidro usados ​​no balcão, além de especificar cores e fichários, além de várias opções de cores, formas e texturas disponíveis. As muitas opções de design podem não compensar a desvantagem de custo, no entanto. Contadores de vidro reciclado normalmente estão no topo das opções de bancada.

Durabilidade

Os balcões de vidro reciclado resistem ao calor e aos riscos, e isso pode torná-los uma opção durável em termos de uso diário, mas, no geral, eles não são tão duráveis ​​quanto outros materiais. O vidro pode lascar se objetos pesados ​​caírem ou objetos pontiagudos, como facas, forem raspados na superfície, principalmente nas bordas. Isso é problemático porque, se a superfície lascar, rachar ou quebrar, pode ser caro ou impossível de consertar. A peça inteira pode ter que ser substituída.

Instalação

Devido ao risco de rachaduras ou lascas, um profissional deve instalar um balcão de vidro reciclado. Isso aumenta o custo total deste tipo de bancada. Os instaladores profissionais terão os materiais adequados para instalação e saberão como lidar com costuras. Cuidados devem ser tomados para evitar quebras durante o transporte, pois os danos não podem ser reparados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *