Lâmpada de LED ou Fluorescente, qual é a melhor escolha?

Na hora de comprar uma lâmpada nova, uma dúvida bem comum é: devo comprar uma de LED ou fluorescente? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? Pensando nisso, fizemos um comparativo entre os dois modelos. Um conhecido por ser mais barato e o outro por iluminar mais.

Após a certificação de lâmpadas de LED pelo INMETRO, esse tipo ganhou ainda mais destaque no comércio e na vida dos brasileiros. Mas no final, qual é a melhor?

Lâmpadas de LED

Originalmente, era usado em painéis e lanternas. Contudo, os avanços tecnológicos levaram o LED para residências. De maneira geral, esse tipo se difere bastante dos dois outros modelos (fluorescente e incandescente). 

Primeiro, essa lâmpada se distingue porque em vez de usar filamentos de tungstênio ou gás mercúrio, ela gera luz por meio de um semicondutor parecido com chips de computador. Quando a eletricidade o percorre, a luz é produzida.

E, surpreendentemente, o LED é mais barato e, ainda por cima, ecológico. Para ilustrar: se todos os países com queima de combustíveis fósseis, adotassem essa tecnologia, gerariam uma economia de 125 gigawatts – uma diminuição de 350 milhões de toneladas de CO², aproximadamente.

Mesmo produzindo um fluxo luminoso maior, as lâmpadas de LED são mais eficientes quando o assunto é potência e energia. Afinal, elas possuem 19 mil horas a mais de durabilidade – 791 dias, mais de dois anos.

Lâmpadas fluorescentes

Criada em 1938 por Nikola Tesla, foi uma revolução no segmento de iluminação. Contudo, seu sucesso no Brasil aconteceu principalmente após o apagão de 2002.

Comparada a sua principal rival à época – a lâmpada incandescente – ela possuía uma durabilidade maior, podendo chegar a 10 mil horas. Além disso, consumia cinco vezes menos energia elétrica, aquecia menos o ambiente e produzia 95% de luz.  

Conclusão

As lâmpadas de LED revolucionaram o mercado de iluminação, principalmente por conta de seu custo benefício e pela fato de exigirem certificação de produtos INMETRO, por isso, na hora de comprar, pense na opção que lhe trará menos dor de cabeça.

Como certificar as lâmpadas de LED sem dor de cabeça?

Com a Yes! Certificações. Estamos aqui para te ajudar a evitar todos esses problemas. Com anos de experiência, a Yes! Certificações trabalha exclusivamente para simplificar as certificações de lâmpadas de LED e oferecer um serviço diferenciado.


Entre em contato conosco e nos conte sua necessidade:
Descomplique, Clique e Certifique!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *