Investigação empresarial com detetive particular: solução para esclarecer fraudes corporativas

O bom desempenho de uma empresa depende de inúmeros fatores relacionados ao desenvolvimento das atividades cotidianas por parte dos colaboradores e uma gestão atenta e presente por parte da chefia.

Todas as áreas são igualmente importantes para o funcionamento do todo e, portanto, nenhuma deve ser deixada em segundo plano. Em muitos casos, para garantir tais níveis de gerenciamento e a segurança de propriedade intelectual (o que é?) de uma companhia, a investigação empresarial com um detetive particular se faz necessária.

 

Investigação empresarial com detetive particular: solução para esclarecer fraudes corporativas

Investigação empresarial com detetive particular: solução para esclarecer fraudes corporativas

 

O que é investigação empresarial com o detetive particular?

A investigação empresarial é um tipo de serviço realizado por detetives particulares e consiste na busca por informações que sejam relevantes a uma companhia. Os casos podem ser muito distintos e envolver desde espionagem industrial até fraudes trabalhistas cotidianas.

O trabalho é acordado mediante contrato de serviço entre empresa e detetive particular com um período de tempo pré-determinado, considerando a complexidade do caso.

 

Em quais casos o detetive particular pode atuar?

A investigação particular pode ser contratada para esclarecer diferentes situações internas de uma empresa que geram desconfiança entre os gestores ou proprietários. Entre as circunstâncias nas quais este serviço profissional pode ser utilizado estão:

 

  • Chantagens;
  • Fraudes;
  • Roubo de informações da empresa;
  • Desvio de verbas;
  • Concorrência desleal;
  • Funcionários de má índole.

 

Todas as situações que causam uma desconfiança interna, sem que se conheça a origem desses problemas financeiros, comportamentais ou de vazamento, podem motivar a contratação de um investigador. Identificar a procedência dos problemas é o primeiro passo para que a empresa tenha condições de solucioná-los, inclusive com provas passíveis de serem utilizadas judicialmente, caso necessário entrar na Justiça para defender seus direitos.

 

Como a investigação é realizada?

Após a contratação do detetive particular, o profissional deve ter a autonomia para decidir como a investigação empresarial será encaminhada, de acordo com a situação.

Entre as possíveis formas de identificar uma fraude estão a análise de documentos, trabalho disfarçado entre os colaboradores, auditoria de contratos, monitoramento de um funcionário (em casos de licença, por exemplo), entre outros.

O detetive deve ter a preocupação em elaborar um relatório completo para o cliente especificando as provas recolhidos durante o período de investigação. O material recolhido pode conter: fotos, vídeos, documentos escritos, áudios, e-mails e outras evidências.

É indicado que a exigência de um relatório final com as provas esteja presente no contrato de serviço, garantindo os direitos do contratante. E somente com uma empresa qualificada e que tenha experiência na área, o que a Elite têm.

 

Detetive particular é com a Elite Detetives

Tenha a melhor infraestrutura e os melhores detetives particulares do Brasil com a Elite Detetives. Proteja sua empresa contando com um detetive particular que preze pela privacidade, discrição e o resultado garantido da investigação. Acesse o nosso site e faça o seu orçamento com a melhor empresa de detetives do Brasil, a Elite Detetives.

 

Fonte (com adaptações): http://www.direitoenegocios.com/investigacao-empresarial-com-detetive-e-solucao-para-esclarecer-fraudes-corporativas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *