Tão importante quanto o bom funcionamento de qualquer material comprado, é a forma como ele é produzido. Afinal, sem os devidos cuidados, a vida útil de muitos materiais é comprometida. Quando o assunto é a chapa recalcada, o seu processo de fabricação é ainda mais importante.
Caso não saiba, a chapa recalcada pode ser feita de diferentes formas, mas a mais eficiente é a galvanização. Não é à toa, já que esse processo tem papel fundamental na conservação do aço.
Como surgiu a galvanização?
Séculos atrás, o químico francês J.P Malouin, apresentou para a Real Sociedade de Londres experiência utilizando zinco fundido revestido em ferro. Esse é o primeiro registro informal da galvanização.
Porém, apenas em 1837, tivemos a primeira patente da galvanização. O feito foi creditado a Stanislas Sorel, engenheiro francês. Após a apresentação, incontáveis estudos surgiram à respeito do processo – focados no impacto positivo do zinco no aço.
Mas como funciona a galvanização?
A “Galvanização à fogo” ou “Imersão à quente”, é o principal tipo de galvanização praticado atualmente. Nesse processo, a chapa metálica recalcada é mergulhada em um banho que contém – ao menos – 98% de zinco em uma temperatura média de 450º.
A peça fica inserida no recipiente até atingir a temperatura do líquido. Durante a imersão, o zinco reage com o ferro do aço, dando origem a uma série de camadas ligadas.
É justamente por causa dessa combinação química que a chapa recalcada galvanizada apresenta uma alto índice de proteção contra corrosão.
Onde encontrar chapa recalcada de qualidade?
Independentemente do seu projeto, é fundamental contar com materiais de qualidade. Por isso, aposte em uma empresa que é referência na comercialização de chapas recalcada e que possui uma equipe altamente capacitada.
A Cosiaço está no mercado de aço há 11 anos, oferecendo produtos de qualidade juntamente com uma serviço diferenciado. Entre em contato e faça seu orçamento.