Estimulação Magnética Transcraniana: O que é?

Para os pacientes que sofrem de depressão e não conseguem apresentar algumas mudanças satisfatórias com o uso das terapias convencionais, contam com mais uma opção de tratamento. Por isso, a Estimulação Magnética Transcraniana, trata-se de um procedimento médico não invasivo, no qual são utilizados estímulos elétricos e magnéticos excitatórios ou inibitórios, visando restabelecer o funcionamento cerebral. Essa técnica foi aprovada em 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como prática médica no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que até 2030, a depressão será a doença mais comum no mundo. No entanto, hoje cerca de 9 milhões de brasileiros sofrem desse mal.

Como é feita a Estimulação Magnética Transcraniana

O tratamento pela a Estimulação Magnética Transcraniana, é realizado em sessões que duram 20 minutos. Na fase de indução, as sessões são realizadas diariamente. Depois, passam a ocorrer uma vez por semana; quinzenalmente; e, por fim, mensalmente. Essas últimas seções são chamadas de manutenção.

A estimulação é feita em uma área específica do córtex e depende do objetivo do procedimento. Os estímulos aumentam ou diminuem a atividade da área cerebral atingida, dependendo da frequência dos pulsos do paciente.

Por fim, para cada doença está estabelecido um parâmetro de estimulação, direção de posicionamento da bobina no crânio, intensidade do estímulo magnético, tempo médio de sessões e tratamento.

Além disso, a técnica já foi também aprovada para o tratamento da esquizofrenia.

Conte com o IMPI

O IMPI possui especialistas em diversas áreas como Psiquiatria, Neuropsicologia, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, além de um Serviço especializado em várias Tecnologias para auxiliar os Tratamentos realizados no Instituto. Contamos também com Serviços de Prevenção como o Check-up Cerebral, a Avaliação Neuropsicológica, entre outros.

Portanto, agende uma consulta e supere os problemas neurológicos e emocionais com o devido apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *