Drenagem pluvial eficiente evita enchentes e ajuda o trabalho da desentupidora

Sistema que passa despercebido pelos olhos da população, mas que estão nos olhos da desentupidora Sthil, a rede de drenagem pluvial urbana desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas.

Minimizar os problemas, como enchentes e deslizamentos de encostas – causados pelo excesso no nível de circulação da água – é a principal função do sistema. Mas, para atingir o resultado esperado, a rede de drenagem pluvial deve ser constituída pelos materiais adequados.

“Existem algumas opções para esse sistema, como as tubulações de aço corrugado ou de polietileno corrugado, entre diversos outros materiais alternativos. Entretanto, a solução mais tradicional é o tubo de concreto”, afirma o engenheiro Alírio Brasil Gimenez, diretor Técnico da ABTC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto.

Gimenez destaca que o tubo de concreto é uma alternativa usual para esse tipo de obra, por apresentar como vantagem a possibilidade de ser utilizado para qualquer nível de carga.

“Mesmo que a drenagem seja feita sob via com trânsito intenso de veículos, abaixo de linha férrea ou em uma pista de aeroporto, os tubos de concreto ainda atendem a todos os casos. O material é versátil por ser dimensionado estruturalmente para diversas situações de aplicação”, explica.

Quando fabricadas de maneira adequada, as peças de concreto que compõem a rede devem ter expectativa de vida de 100 anos. “Se forem fabricadas seguindo todas as especificações da ABNT NBR 8890 – Tubo de concreto de seção circular para águas pluviais e esgotos sanitários – Requisitos e métodos de ensaio –, terão todas as condições técnicas para ter 100 anos de vida útil”, afirma o engenheiro.

 

Drenagem pluvial x esgoto

 

Dependendo do que é transportado, há diferenças no tipo de tubulação. Em São Paulo, a Sabesp utiliza tubos de PVC ou de aço para água pressurizada e tubos de concreto para captação de esgoto e de água da chuva.

A rede de drenagem pluvial funciona pelo escoamento da água através da pressão atmosférica, sem bombeamento. “A água simplesmente sai do ponto mais alto para o mais baixo.

Pequenos vazamentos nesse sistema não têm importância tão grande, diferentemente da rede de esgoto sanitário, que, ao apresentar vazamento, exige intervenção rápida, pois o material transportado é altamente agressivo ao meio ambiente, podendo contaminar o subsolo”, esclarece o profissional.

Outra diferença da rede de drenagem pluvial para a de esgoto é o tipo de peças utilizadas. “Para o sistema em concreto de esgoto sanitário são especificados tubos de junta elástica, com anel de borracha em uma das pontas que se conecta na bolsa do outro tubo para fazer o encaixe. Esse anel é comprimido, garantindo a estanqueidade da rede”, detalha o engenheiro.

 

Conte com uma boa desentupidora para sua rede pluvial

 

Drenagem pluvial eficiente evita enchentes e ajuda o trabalho da desentupidora

Drenagem pluvial eficiente evita enchentes e ajuda o trabalho da desentupidora

 

Mesmo com tanta eficiência, a rede pluvial pode sofrer com entupimentos inesperados ou indesejados, e as razões infelizmente podem ser conhecidas, como acúmulo de lixo e dejetos de forma irregular. Para que sua rede não dê dor de cabeça, é importante ter uma desentupidora de confiança ao seu lado.

Conte com a Sthil para a desentupidora responsável para que sua rede pluvial funcione com qualidade. Entre em contato e conheça as nossas qualidades e diferenciais.

 

Fonte (com adaptações): https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/rede-de-drenagem-pluvial-eficiente-pode-evitar-enchentes_10832_0_1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *