Diferenças entre tubo de Aço Carbono e o tubo de Aço Inoxidável

O aço carbono e o inoxidável são metais usados ​​em uma ampla variedade de aplicações comerciais e de consumo. Entretanto, os dois materiais divergem nos componentes que são adicionados para aumentar a sua vida útil. 

Dessa forma, a Century Tubos, empresa referência na fabricação de tubos de aço, reuniu diferenças entre os dois modelos, confira:

Aço carbono ou aço Inoxidável?

Materiais de ligas

Diferenças entre tubo de Aço Carbono e o tubo de Aço Inoxidável

Diferenças entre tubo de Aço Carbono e o tubo de Aço Inoxidável

O aço é uma liga feita de ferro e carbono. O percentual de carbono pode variar dependendo do tipo e, na maior parte, está entre 0,2% e 2,1% em peso. Embora o carbono seja o principal material de liga para o ferro, alguns outros elementos, como o tungstênio e o cromo também podem ser usados ​​para esse fim. 

Diferentes tipos e quantidades de elementos de liga usados ​​determinam a dureza, ductilidade e resistência à tração do aço. Em aço carbono, as propriedades são definidas principalmente pela quantidade de carbono que possui. Para esta liga, as quantidades de outros elementos como cromo, manganês, cobalto, tungstênio não são definidas.

Por outro lado, o aço inoxidável tem um alto teor de cromo que forma uma camada invisível no aço para evitar corrosão e manchas. O aço carbono tem um teor de carbono mais alto, o que dá ao aço um ponto de fusão mais baixo, maior maleabilidade, durabilidade e melhor distribuição de calor. 

Como distinguir carbono e aço inoxidável?

O aço inoxidável é brilhante e vem em vários graus que podem aumentar o cromo na liga até que o acabamento do aço seja tão reflexivo quanto um espelho. Todavia, para o observador casual, o aço carbono e o aço inoxidável são fáceis de distinguir. O aço carbono é opaco, com um acabamento fosco que é comparável a uma panela de ferro fundido ou cercas de ferro forjado.

Ademais, as principais diferenças entre Aço Carbono e Aço Inoxidável, são:

    • O aço inoxidável é preferido para muitos produtos de consumo, podendo ser usado de forma decorativa na construção, enquanto o aço carbono é frequentemente preferido na fabricação, produção e em projetos onde o aço é praticamente escondido da vista.
  • Por outro lado, o aço carbono tem maior condutividade térmica do que o aço inoxidável.

Mas onde encontrar tubos de aço de carbono de qualidade?

Independentemente do seu projeto, é fundamental contar com materiais de qualidade. Por isso, aposte em uma empresa que é referência na comercialização de tubo de aço carbono e que possui uma equipe altamente capacitada.

A Tubos Oliveira está no mercado de aço desde 1987, oferecendo produtos de qualidade juntamente com uma serviço diferenciado. Entre em contato e faça seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *