Dicas de Manutenção de Tubos de Aço

Os tubos de aço são peças fundamentais em indústrias e residências, já que desempenham diversas funções. Eles podem fazer parte de maquinário, compor estruturas e móveis, bem como transportar diversos itens, como água, óleo, vapor, gases, petróleo, entre outros.

Dicas de manutenção de tubos de aço

Dicas de manutenção de tubos de aço

Dicas de manutenção de tubos de aço

Dada a sua importância, qualquer problema com tubos de aço pode comprometer consideravelmente o sistema no qual estão instalados. Como estão frequentemente expostos a diversos produtos, sob diferentes pressões e temperaturas, além dos choques mecânicos, os tubos de aço podem sofrer com rachaduras, furos e deformações.

A substituição da peça pode fazer com que todo o sistema tenha que ter suas operações pausadas, o que, certamente, é sinônimo de prejuízo.

Como fazer reparos em tubos de aço?

Para evitar situações do tipo, algumas medidas de manutenção podem ser tomadas para fixar os problemas citados e ainda prolongar a vida útil dos tubos.

Limpeza

Ao identificar algum problema num tubo de aço, o primeiro passo é limpar a superfície que precisa ser reparada. Para que não enferruje, essa superfície deve receber uma camada de produto anticorrosivo. Além de evitar o enferrujamento, esse produto também aumenta a resistência do metal.

Preenchimento

Se o diâmetro do tubo sofreu deformações ou há furos no tubo de aços, é possível preencher essas cavidades com resinas epóxi altamente resistentes à compressão e aos impactos de ambientes industriais.

Revestimento

Para o revestimento do tubo, é altamente recomendável a utilização de uma faixa de fibra de vidro e carbono altamente resistente revestido por uma resina epóxi. Esses dois produtos são funcionais justamente por atuarem em conjunto.

Outros produtos, como mantas ou fibras com resinas, não produzem a mesma eficiência. Essa seção do tubo que sofreu reparo deve, por fim, receber uma camada de spray de epóxi cerâmico. Isso permite que as superfícies metálicas sejam protegidas contra altas temperaturas e agentes corrosivos.

A importância dos tubos de aço

O aço é um material muito apreciado na indústria, na construção civil, na fabricação de produtos e na implementação de sistemas de condução de fluidos. O material é durável e resistente, porém, é leve e fácil de ser trabalhado.

Os tubos de aço, apesar do risco de corrosão, são bastante vantajosos. Há uma diversidade considerável de tubos, como os redondos, quadrados, retangulares, metalon, entre outros você só precisa de um revendedor de tubos de aço. Cada tipo de tubo atende a uma gama específica de necessidades.

Outra vantagem importante da utilização do aço nas indústrias ou nas estruturas e construções é o fato de que o material é sustentável, isto é, é 100% reciclável, poupando a extração de novos recursos naturais.

Fonte: https://www.wikiartigos.com.br/dicas-de-manutencao-de-tubos-de-aco/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *