Consultoria na Certificação de Produtos INMETRO

A preocupação com a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos no mercado foram os principais fatores que transformaram a certificação em um requisito. Seja como um diferencial ou mesmo uma obrigatoriedade, a certificação vem beneficiando milhares de produtos e agradando cada vez mais consumidores.

No Brasil, entre os inúmeros tipos de certificação de produtos disponíveis, o Sistema de Avaliação de Conformidade criado pelo INMETRO possibilita verificar a adequação dos produtos às normas nacionais e internacionais, atestando qualidade e segurança. Trata-se de um sistema de certificação que poderá ser voluntário ou compulsório, dependendo do produto e dos riscos que possa representar.

Embora os benefícios da certificação sejam diversos, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre o processo e cometem muitos erros antes de obterem seus selos. Isso ocorre pela falta de planejamento e de pessoal qualificado para conduzir os procedimentos junto ao INMETRO.

Além disso, falhas do próprio setor como a falta de padronização dos processos, a falta de estratégia e a carência de feed back prejudicam a celeridade na hora de obter a certificação, causando diversos gastos ao interessado.

O processo de certificação passa por diversas fases e exige, além de uma documentação específica, a realização de testes e auditorias a serem conduzidas junto ao INMETRO, através de um Organismo Certificador de Produtos (OCP). A falta de planejamento e experiência para a obtenção da certificação pode gerar inúmeros custos a uma empresa, além do desgaste causado pela demora.

Como otimizar o processo de certificação?

Infelizmente, muitas empresas que querem certificar seus produtos acabam delegando essa atividade a colaboradores que não tem conhecimento ou experiência sobre os processos e acabam ficando à mercê de imprevistos e burocracias que geram custos desnecessários. Neste sentido, a contratação de uma empresa especializada ajuda a planejar todo o processo, preparando a documentação, antecipando eventuais questões que demandem medidas corretivas e prevenindo gastos excessivos. Uma empresa especializada em certificação de produtos ajuda a o obter êxito no processo considerando a máxima economia de tempo e recursos.

Embora pareça um ônus, na ponta do lápis, a contratação de uma empresa pode representar um bônus e permite que seus produtos sejam certificados com a eficiência. Neste sentido, estudar um orçamento adequado à sua empresa pode trazer inúmeros benefícios no futuro, que certamente transformarão gastos em investimentos.

Para quem quer buscar mais espaço no mercado, atestando segurança e qualidade a seus produtos deve considerar uma empresa especializada na hora de certificar.

Você busca eficiência no processo de certificação? Visite o nosso site e conheça o nosso trabalho!

Fonte: https://www.yescert.com.br/qual-importancia-de-uma-consultoria-na-certificacao-de-produtos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *