Como escolher o piso de madeira ideal

O piso de madeira é uma das escolhas principais da casa e o material é uma das opções favoritas. Mas, antes de aplicar um revestimento é necessário pensar em diversos aspectos antes de aplicar um revestimento – desde a estética até os cuidados e a manutenção.

A escolha tem que ser cuidadosa e você precisa saber de todos os detalhes para fazer a melhor escolha. Vamos te ajudar a partir de agora!

 

Como escolher o piso de madeira ideal

Como escolher o piso de madeira ideal

 

Os tipos de piso de madeira

Existem muitas espécies de madeira que são utilizadas na fabricação de pisos, as mais comuns são carvalho, cumaru, sucupira, ipê, amendoim, jatobá, Muiracatiara, tuari, Cabreúva, amêndola, guajuvira, marfim, peroba e teca.
São cinco os tipos principais de piso de madeira:

 

  • Maciço

Composto por réguas inteiras de madeira maciça;

 

  • Multistrato

Composto por pequenos palitos cruzados de madeira maciça selecionados por cores. Esta técnica garante estabilidade na base do piso, evitando a abertura de frestas e empenamentos.

 

  • Multiestruturado

Com uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si como base. Essa estrutura é revestida com capa de madeira nobre e recebe camadas de verniz e aplicação de óxido de alumínio. Nele, a resistência é alta e a proteção e o brilho são maiores.

 

  • Multilaminado

Tem como base uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si, revestidas com capa de madeira nobre menos espessa (não possibilita a revitalização).

 

  • Deck

Inteiramente maciço e recomendado para áreas externas.

 

Como escolher

Assim como há diversas espécies de madeira, as opções no mercado são muitas e alguns produtos têm certas variações de tamanho, espessura, largura, aplicação, fixação e até de fabricação. Na hora da escolha, vale a regra: quanto mais clara a madeira, mais macia. Quanto mais escura, mais dura.

 

Manutenção

Durante a limpeza dos pisos de madeira, prefira uma vassoura de cerdas macias ou um pano levemente umedecido. A limpeza pode ser feita diariamente, mas o revestimento nunca deve ser encerado.

Quanto à durabilidade, um piso bem cuidado deve durar de 20 a 30 anos. Vale também perguntar sobre as opções de revitalização e raspagem, que podem ser feitas (dependendo do tipo e do fabricante) antes de uma substituição.

 

Piso de madeira na Kapor

Instale o piso de madeira na sua casa de maneira simples e segura! Conte com quem tem experiência na área e dispõe de consultores especializados e preparados para lhe atender.

Na Kapor, a sua felicidade e satisfação são tudo para nós. Solicite já o seu orçamento e veja o que preparamos para seu ficar projeto ficar lindo a partir do piso de madeira.

 

Fonte (com adaptações): https://casaclaudia.abril.com.br/materiais-construcao/guia-como-escolher-o-piso-de-madeira-ideal/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *