O piso de madeira é uma das escolhas principais da casa e o material é uma das opções favoritas. Mas, antes de aplicar um revestimento é necessário pensar em diversos aspectos antes de aplicar um revestimento – desde a estética até os cuidados e a manutenção.
A escolha tem que ser cuidadosa e você precisa saber de todos os detalhes para fazer a melhor escolha. Vamos te ajudar a partir de agora!

Como escolher o piso de madeira ideal
Os tipos de piso de madeira
Existem muitas espécies de madeira que são utilizadas na fabricação de pisos, as mais comuns são carvalho, cumaru, sucupira, ipê, amendoim, jatobá, Muiracatiara, tuari, Cabreúva, amêndola, guajuvira, marfim, peroba e teca.
São cinco os tipos principais de piso de madeira:
-
Maciço
Composto por réguas inteiras de madeira maciça;
-
Multistrato
Composto por pequenos palitos cruzados de madeira maciça selecionados por cores. Esta técnica garante estabilidade na base do piso, evitando a abertura de frestas e empenamentos.
-
Multiestruturado
Com uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si como base. Essa estrutura é revestida com capa de madeira nobre e recebe camadas de verniz e aplicação de óxido de alumínio. Nele, a resistência é alta e a proteção e o brilho são maiores.
-
Multilaminado
Tem como base uma estrutura composta de lâminas torneadas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si, revestidas com capa de madeira nobre menos espessa (não possibilita a revitalização).
-
Deck
Inteiramente maciço e recomendado para áreas externas.
Como escolher
Assim como há diversas espécies de madeira, as opções no mercado são muitas e alguns produtos têm certas variações de tamanho, espessura, largura, aplicação, fixação e até de fabricação. Na hora da escolha, vale a regra: quanto mais clara a madeira, mais macia. Quanto mais escura, mais dura.
Manutenção
Durante a limpeza dos pisos de madeira, prefira uma vassoura de cerdas macias ou um pano levemente umedecido. A limpeza pode ser feita diariamente, mas o revestimento nunca deve ser encerado.
Quanto à durabilidade, um piso bem cuidado deve durar de 20 a 30 anos. Vale também perguntar sobre as opções de revitalização e raspagem, que podem ser feitas (dependendo do tipo e do fabricante) antes de uma substituição.
Piso de madeira na Kapor
Instale o piso de madeira na sua casa de maneira simples e segura! Conte com quem tem experiência na área e dispõe de consultores especializados e preparados para lhe atender.
Na Kapor, a sua felicidade e satisfação são tudo para nós. Solicite já o seu orçamento e veja o que preparamos para seu ficar projeto ficar lindo a partir do piso de madeira.
Fonte (com adaptações): https://casaclaudia.abril.com.br/materiais-construcao/guia-como-escolher-o-piso-de-madeira-ideal/