Ciência descobre novo tratamento para depressão

A busca por tratamento para depressão que possam reduzir os impactos de distúrbios psicológicos é incessante. E recentemente, cientistas encontraram uma região cerebral que pode ser eletricamente estimulada para potencializar o bem-estar das pessoas que sofrem com doenças como a depressão.

 

Ciência descobre novo tratamento para depressão

Ciência descobre novo tratamento para depressão

 

Publicada no periódico Current Biology, a região cerebral responsável pela elevação do humor quando estimulada chama-se córtex orbitofrontal. Os efeitos dessa “eletrificação” foram sentidos apenas por quem tinha distúrbios. Quem apresentava um humor estável, não sentiu os benefícios da técnica.

Portanto, ao invés de aumentar o bem-estar, a eletrificação do córtex orbitofrontal apenas normaliza a atividade desta região cerebral, auxiliando no processo de cura de distúrbios como a depressão.

 

Por que o estímulo elétrico funciona no tratamento para depressão

 

O estímulo elétrico faz com que o cérebro simule um estado de bem-estar, semelhante aos que experienciamos quando algo bom acontece conosco. Isto acontece porque a prática induz a mente a criar padrões de bom humor em áreas conectadas ao córtex orbitofrontal.

 

Como o estudo foi feito

 

A equipe de cientistas estudou 25 participantes com epilepsia que tinham eletrodos embutidos em seus cérebro, para que os médicos pudessem identificar a origem de suas convulsões. Muitos desses participantes também sofriam de depressão, já que pacientes epiléticos comumente também são depressivos.

Com a autorização dos participantes, os pesquisadores aproveitaram os eletrodos previamente implantados no cérebro dessas pessoas para enviar pequenos pulsos elétricos para áreas cerebrais responsáveis pela regulação do humor, sendo uma delas o córtex orbitofrontal.

 

Tratamento para depressão é no IMPI

 

A tecnologia e a descoberta de novas técnicas auxiliam e muito o paciente no tratamento para depressão de forma que os sintomas são minimizados e o paciente pode viver com qualidade de vida e com os familiares sem que as crises interfiram no dia-a-dia. O apoio médico dos profissionais do IMPI é fundamental para que o tratamento tenha sucesso.

Por isso, não pense duas vezes em buscar ajuda. Agende já sua consulta com os nossos profissionais e não deixe a doença atrapalhar você.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/minha-vida/ciencia-descobre-novo-tratamento-para-depressao-entenda,090b8644954b5a955a9e155d423cc3a3862uw5u9.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *