Aulas de bateria: por que você deve aprender e como se preparar

Pode não ser o instrumento mais sexy do mundo (embora muitos possam discordar), mas é seguro dizer que é um dos mais importantes quando se trata de música. Ele mantém o ritmo e o tempo para todos os outros tocarem um instrumento, basicamente significa que tudo depende do baterista para manter todos em sincronia. Um bom baterista pode fazer toda a diferença entre uma banda medíocre e uma ótima. E se isso não for suficiente para convencê-lo a tocar bateria, esses outros benefícios podem influenciar sua decisão. Para isso, vale muito a pena investir em aulas de bateria.

Bom para sua mente

Tocando os tambores aumenta o desenvolvimento de várias regiões do cérebro, incluindo o corpo caloso, motor e córtex auditivo. Isso se deve ao fato de que você está aprendendo como usar as mãos e os pés simultaneamente, enquanto no ritmo, por um longo período de tempo. Alguns estudos mostram que crianças e adolescentes que tocam bateria também apresentam um aumento nas habilidades de alfabetização e matemática, além de aumentar seu QI geral.

Benefícios para a saúde

A percussão é conhecida há séculos como uma forma de terapia, e a pesquisa científica provou isso nos últimos anos. Pode ajudar a aliviar o estresse, a depressão e a dor crônica. Um estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Stanford teve 30 pessoas deprimidas matriculadas em um grupo de musicoterapia semanal. Os resultados mostraram que eles eram menos ansiosos e menos deprimidos, ao mesmo tempo em que possuíam auto-estima mais elevada depois de aprenderem como tocar um ritmo simples na bateria.

Do ponto de vista do exercício, ao tocar a bateria de maneira consistente, você queima uma média de 250 calorias por hora. Se você pensar sobre isso, é semelhante a sair para uma longa caminhada do lado de fora. Exceto, claro, você tem o benefício de tocar música!

É divertido e recompensador

Com que frequência você consegue um motivo para acertar alguma coisa? Aprender a tocar bateria pode ser extremamente agradável para pessoas de todas as idades. E como a bateria é usada em quase todos os estilos de música, você tem a opção de formar uma banda de rock, freestyle com músicos de jazz, entrar em uma banda de shows ou até mesmo se juntar a uma banda marcial. A sensação de conquista que você ganha ao desenvolver suas habilidades de percussão e tempo será recompensadora e é um grande impulsionador da confiança.

Equipamento necessário

Como baterista iniciante, você vai querer começar com uma configuração bem básica. Não se distraia com os conjuntos de bateria completos que você vê os profissionais usando porque é um grande investimento para assumir e você provavelmente não tem certeza do que cada tambor e símbolo faz. Portanto, tudo o que você realmente precisa são os dois itens listados abaixo:

  • Tarola (ou pad de prática);
  • Conjunto de baquetas.

Sim é isso! Você pode dar um passo além e comprar um bumbo e uma tarola, mas você normalmente não precisará deles até mais tarde durante suas aulas. Suas aulas iniciais se concentrarão principalmente no básico, que é forma e manter o ritmo.

Começando

Antes de ir direto para suas aulas de bateria, tente realizar algumas dessas tarefas simples para que você tenha uma melhor compreensão do que você vai entender.

Segure as baquetas

Ao tocar a tarola, use a pegada combinada beliscando cada bastão entre o polegar e o dedo indicador, a cerca de um terço da extremidade. Enrole seus outros três dedos frouxamente ao redor da bunda para melhor controle ao jogar. Pode parecer estranho no começo, mas seus dedos e mãos vão lentamente se acostumar com isso.

Aprenda uma batida básica

Ouça uma música que tenha uma batida simples e toque simultaneamente com a música para que você possa se acostumar a tocar o tambor e manter o ritmo. Tente evitar músicas que tenham um ritmo rápido ou use uma grande variedade de instrumentos de percussão, pois isso tornará as coisas mais difíceis. Toque o seu pé em cada batida durante a música para ajudá-lo a ficar no ritmo.

Fale com outros bateristas

Se você conhece alguém que toca bateria, peça conselhos e dicas sobre a abordagem da besta no aprendizado. Eles podem mostrar alguns bons padrões de bateria para aprender e praticar.

Vá a um concerto

Confira sua banda favorita ou qualquer concerto que envolva uma bateria. Ouvir bateria sendo tocada em uma gravação versus pessoalmente é um grande contraste. Às vezes você perceberá que os bateristas são os que acabam exercendo mais energia de todos os outros membros do grupo, especialmente em bandas de rock.

Inscreva-se em aulas de bateria

É hora de começar a seguir as aulas de bateria! Embora existam muitos bateristas autodidatas por aí, a melhor maneira de aprender a tocar bateria é pegando lições de profissionais. Dessa forma, você pode garantir que está usando a forma e a técnica adequadas.

E, assim como aprender qualquer outra coisa, continue praticando o que é ensinado. Agora, quando você ouve música, concentre sua atenção na bateria e conte com a batida para praticar seu ritmo e tempo. Então continue batendo nos tambores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *