A certificação de lâmpadas de LED agora é obrigatória

Com o uso crescente de lâmpadas de LED nos últimos anos, principalmente pela economia gerada pelo material, o INMETRO definiu que esse produto deve receber a devida certificação.

O órgão reuniu as principais informações e dicas que podem contribuir para o consumidor usufruir do melhor desempenho dessas lâmpadas. Por isso, caso não saiba quais são as condições para a certificação de lâmpadas de LED, não deixe de ler esse texto.

Mas por que devo certificar lâmpadas de LED?

As principais características das lâmpadas de LED são o baixo consumo de energia, vida útil maior e menor impacto ambiental. Quando o INMETRO estabelece normas para a comercialização desses produtos, ele garante que todas as peças cumpram seu propósito.

Quais os tipos e a validade da certificação?

Modelo 5 – São realizados ensaios nos produtos, porém há uma auditoria presencial na fábrica, sendo necessário que os requisitos da norma ISO 9001 estejam implantados em seu sistema de gestão da qualidade.

Validade da certificação: 12 meses – Durante esse período pode-se fabricar ou importar um número ilimitado de lotes dos produtos certificados. Após, é preciso uma manutenção de todo o processo para que a certificação permaneça válida.

Modelo 7 – É avaliado um lote específico de produtos, onde são realizados ensaios conforme a quantidade itens. Neste modelo não há auditoria, porém, a certificação só é válida para o lote produzido.

Mas o que é o INMETRO?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é o órgão responsável pela avaliação de conformidade dos produtos comercializados no Brasil.  

O órgão é responsável, por exemplo, pela verificação de critérios como possíveis riscos com a certificação de produtos inmetro – principalmente relativos à saúde, segurança, proteção do meio ambiente e impacto econômico. Em sequência, o INMETRO define normas que precisam ser seguidas para garantir a excelência do produto e sua comercialização.

Como certificar as lâmpadas de LED sem dor de cabeça?

Com a Yes! Certificações. Estamos aqui para te ajudar a evitar todos esses problemas. Com anos de experiência, a Yes! Certificações trabalha exclusivamente para simplificar as certificações de lâmpadas de LED e oferecer um serviço diferenciado.


Entre em contato conosco e nos conte sua necessidade:
Descomplique, Clique e Certifique!

Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *